Breaking Bad – Do certo para o errado

Breaking Bad

Houve um ditado popular muito famoso que dizia que “o crime não compensa”. A frase é certeira, mas em Breaking Bad é necessário refletir esse conceito, pois nem tudo é feito apenas pelo caminho mais fácil quando sua vida está por um fio.

A série dramática Breaking Bad foi produzida e criada por Vince Gilligan e exibida nos Estados Unidos e Canadá pela emissora de televisão AMC (mesma que transmite Mad Men e The Walking Dead) desde janeiro de 2008. No Brasil o seriado transmitido pelo canal a cabo AXN.

A história é sobre Walter White (Bryan Cranston), um professor de química do ensino médio, com um filho adolescente com paralisia cerebral, Walter Jr. (RJ Mitte), esposo de Skyler (Anna Gunn), além de estar grávida e um tanto controladora da vida de Walt. Além de educador trabalha como vendedor em uma pequena loja de ferragens para aumentar a renda e para piorar a situação descobre que tem câncer de pulmão.

Após descobrir a doença Walt começa a se envolver com Jesse Pinkman (Aaron Paul), um ex-aluno que virou traficante de metanfetamina cristal, nos Estados Unidos é conhecida como Crystal ou Ice (os sintomas da droga são famosos por causarem sensações “agradáveis” como euforia, aumento do estado de alerta, do apetite sexual e intensidade de emoções). Jesse é imaturo, sem apoio dos pais e só pensa em ficar chapado o tempo inteiro.

Com a descoberta do câncer, um bebê vindo a caminho, a insistência da esposa para fazer o tratamento médico e os gastos que terá com tudo, Walt propõe uma parceria com Jesse para começar a fabricar e comercializar Cristal, para isso irão encarar uma série de adversidades, como outros fornecedores, traficantes, polícia, escola, família, roubos, assassinatos, entre outras “diversões”.

Quando decidem expandir os negócios, eles procuram por Tuco Salamanca (Raymond Cruz), o fornecedor de Cristal que não mede esforços para se livrar da concorrência. Jesse recebe a missão de negociar a droga com ele, é o pior dia para o garoto. Tuco espanca o parceiro de Walt com o saco de dinheiro que haviam negociado e fica com a droga, resultado: algumas costelas quebradas para Pinkman.

Walt então resolve encarar o valentão. Ao chegar ao escritório de Tuco, Walt se apresenta com o pseudônimo “Heisenberg” (nome adotado do físico alemão Werner Heisenberg, o criador da mecânica quântica). Apresenta para Tuco outra meta e pede um valor muito maior, pelo produto e a dor que causou ao seu parceiro, só que o bandido começa a caçoar do Sr. White. Porém o químico tem sempre um elemento na tabela periódica, o pacote que deveria ser Cristal na verdade é fulminato de mercúrio, um explosivo muito sensível que é usado para explodir a sala do traficante. Afrontado por White, Tuco agora é o negociante que dará muito dinheiro para a dupla.

Breaking Bad pode ser visto como uma aula de química que ninguém gostava na escola, mas na série é uma chance de aprender algo. Como no episódio em que Jesse e Walt simplesmente derretem um traficante morto em ácido hidrofluórico, tão forte que quando penetra na pele, ataca os tecidos até o tecido ósseo.

A série foi muito aclamada pela crítica e mídia, o roteiro é rápido e inteligente e a trama em cada episódio deixa o telespectador ansioso e aflito para saber qual será o próximo acontecimento. Até agora a série ganhou 16 Emmy Award, três Saturn Award, entre outros prêmios. Atualmente está na quinta temporada e sem previsão para terminar. O termo “Breaking Bad” é uma gíria do sul que é usada para uma pessoa que estava no caminho certo e foi para o errado. Engraçado que a série mostra o caminho errado sendo melhor que o certo.

O personagem de Aaron Paul era para morrer no início da temporada, mas por ironia da série, a “química” entre ele e Bryan Cranston foi muito divertida e por isso mantiveram o personagem vivo.

A abertura inicial é muito interessante, pois mostra algumas composições químicas como a da metanfetamina: C10H15N (dez átomos de carbono, 15 de hidrogênio e um de nitrogênio), Br e Ba dos componentes Bromo e Bário e os nomes dos atores sempre destacadas duas letras que possa conter na tabela periódica .
Agora é só pegar o caderno, assistir à série e terá aulas de química e conhecimento do mundo ilegal das drogas.

Onde conseguir

Se você ficou curioso onde pode comprar a série veja aqui algumas lojas que vendem as temporadas e  aqui uma das melhores cenas que a série teve.

A dupla mais implacável da atualidade

A dupla mais implacável da atualidade

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s